Alimentando filhotes por sonda.

Cuidar de filhotes sem mãe é o pior pesadelo de um criador.
Filhote alimentado por tubo e mamadeira. Fonte Skonbull

Mães podem morrer durante ou após o parto. Podem ter complicações que tornam seu leite tóxico para os filhotes. Isso acontece nas infecções, toxemias ou sepse. Existem inúmeras substâncias que são excretadas pelas glândulas mamárias contaminando o leite. Nesses casos o criador experiente só permitirá o aleitamento após controle do quadro infeccioso ou restabelecimento da fêmea.

Alguém já ouviu falar de alguma puérpera em estado grave internada em UTI e amamentando seu bebê? Ou quem sabe de alguma mãe na maternidade comendo feijoada? Assim fica fácil entender, não é?

Mesmo que não haja nenhum problema com a mãe às vezes temos de cuidar de filhotes prematuros ou daqueles que não conseguem mamar sozinhos. Se for possível, convém ofertar algumas gotas do colostro frequentemente na boca desses filhotes durante as primeiras 12 horas após parto.

Em ninhadas grandes a mãe poderá precisar de ajuda para alimentar os bebês. Para assegurar que todos mamem na mãe estabeleça a precisa identificação dos filhotes para o revezamento.

Queda significativa na produção de leite também ocorre com o uso de alguns medicamentos.

É sempre importante estimular o filhote a mamar. Devemos dar condições à mãe para se recuperar da cesariana lembrando que ela sente dor, medo e ansiedade que levam a quebra no processo instintivo. Convém ficar junto dela, tentar tranquilizá-la com palavras e afagos, em suma estar presente. Isso torna o animal doméstico mais seguro.

A alimentação artificial deve figurar como último recurso. Devemos ajudar, mas nunca atrapalhar a natureza.

Recém nascidos braquicefálicos em geral correm risco de broncoaspiração se alimentados com mamadeiras. Ao mesmo risco estarão sujeitos os filhotes prematuros ou fracos de qualquer raça.

Veja uma excelente video aula no Youtube


Para alimentação por sonda é preciso:





- Seringa descartável ou de vidro.

- Sonda vesical número 6 ou 8.

- Leite. Existem fórmulas caseiras que são a escolha de alguns criadores e há também formulações industrializadas próprias para cães. Outros optam por leite de cabra. Particularmente preferimos formulações maternizadas de uso humano, pois já tivemos sérios problemas com um lote de leite para cães que estava contaminado. Notificamos o fabricante que nunca se manifestou, prova de que não há compromisso com qualidade.

Nan1 é uma boa opção bem como formulações hipercalóricas destinadas a recém nascidos prematuros como Pré Nan e Aptamil Pré. Afinal produtos destinados ao uso humano passam por um rigoroso controle de qualidade e são muito mais baratos.
Para incrementar o aporte calórico do leite maternizado podemos adicionar Nidex à formulação já diluída na proporção indicada no rótulo.


Recomendações

Lembre-se de manter o material limpo, diluir o leite com água fervida, lavar as mãos para o preparo do leite e antes de manusear cada filhote.
Procure trabalhar sobre uma mesa com toalha limpa, evitando o contato desnecessário e possível contaminação do material.
A formulação deverá ser reconstituída no momento do uso e o que restar ser desprezado preferencialmente.


Climatização do berço

Filhotes afastados da mãe tendem a sofrer hipotermia que causa graves consequência no recém nascido com grande chance de morte. Aqui no sul, com o rigor do inverno, utilizamos fontes externas de calor (garrafas PET com água aquecida ou compressa térmica) e controle da temperatura com termômetro dentro do ninho.
Assegure-se de que a temperatura da maternidade (caixa ou ninho) seja estável. Recomenda-se o cuidado a seguir (1):



Jamais alimente um animal hipotérmico, eles devem estar quentinhos, rosados e ativos para receberem o leite.


Medindo o tamanho da sonda.

A medida deve ser feita da boca até a última costela, pouco abaixo do umbigo. Essa medida é tomada do filhote com o pescoço em extensão. Em seguida fazemos uma marcação. A medição da sonda deverá ser refeita diariamente, pois os bebes crescem muito rápido nos primeiros dias de vida.


Passando a sonda e certificando-se de estar no caminho e local certo

Outra demonstração de alimentação por sonda.

- O filhote pode ajudar engolindo a sonda aos poucos, depois que aprendem eles deglutem achando que é comida. Facilita deixar uma gotinha de leite na ponta da sonda, isso estimula a deglutição e a sonda desliza melhor junto com a saliva.

- Esse é um grande sinal de perigo: se a sonda for para a via respiratória (traquéia e brônquios) ela não alcança o objetivo, você empurra e ela volta. Remova totalmente a sonda e introduza novamente com cautela deixando que o filhote a degluta. Evite empurrar muito.

- Quando estiver dentro do estômago você sente que a sonda "fica".

- Quando a sonda está no lugar certo o filhote fica calmo, não demonstra desconforto e fica tendo o reflexo da sucção, como se quisesse comer a sondinha.


Injetando o leite


- Na dúvida nunca injete o leite! Injetar líquido nas vias respirátórias irá matar o filhote.


- Após ter certeza de que a sonda está no lugar certo injete o leite lentamente, isso é fundamental.

- A entrada de muito volume de uma só vez provoca rápida distensão do estômago causando dor e pode induzir o reflexo do vômito e broncoaspiração.


A importância do material utilizado

- prefencialmente use uma seringa descartável nova ou de vidro. Com o tempo e lavações sucessivas a borracha das seringas descartáveis se expande e você precisará fazer força para injetar. Troque-as com regularidade. Algumas marcas de seringas descartáveis já vem com o êmbulo extremamente pesado, o que dificulta a infusão e causa insegurança.
As de vidro são melhores, o embolo é sempre leve, permitem reuso indefinido e podem ser fervidas para degermação.

- A sonda deve ser uretral. Esse tipo além de ser atraumático apresenta somente um orificio lateral na extremidade distal garantindo que o leite saia apenas pela ponta (que estará dentro do estômago) e não no meio do trajeto. Exitem outros tipos de sonda com diversas modalidades de distribuição dos orificios, esteja atento!

- Leite morno é melhor tolerável. Os líquidos frios geram contração, dor, são de difícil digestão e dependendo do tamanho do filhote podem até facilitar hipotermia.

- Depois de medir o comprimento da sonda, que será introduzido, marque com esparadrapo ou caneta de retroprojetor, assim não haverá erros.


Quanto oferecer e com que frequência?

Pergunte ao veterinário como alimentar os bebês. Na ausência dessa possibilidade poderá seguir estas instruções. Elas são baseadas na experiência de vários autores, criadores, publicações na internet e em nossa própria vivência com o manejo dos frenchies. Essas orientações de volume servem para alimentação tanto por tubo quanto por mamadeira.

Usualmente se fornece 1 ml de leite para cada 30 gramas de filhote até atingirem 240 gramas quando a proporção deve ser corrigida para 1,5ml para cada 30 gramas de massa do filhote.
Quando o filhote atingir 780 gramas incremente a proporção para 2ml de leite para cada 30 gramas do filhote (2,3). Esses ajustes tem por finalidade adequar o fornecimento de aporte calórico e hídrico à medida em que o bebê se desenvolve.
Os filhotes deverão ser pesados todas as manhãs para monitorar seu desenvolvimento e ajustar o volume que será oferecido.




Convém oferecer esse volume a cada duas horas nos primeiros dois ou três dias para filhotes prematuros, filhotes pesando menos de 90g e filhotes que não ganham peso. Gradualmente vá aumentando o intervalo de modo que ao final da primeira semana ele seja alimentado a cada 3 horas.


Filhotes a termo, não prematuros, podem ser alimentados fazendo-se diretamente a relação 1 ml para cada 30 gramas de peso corporal a cada 3 a 4 horas. Se não estiverem ganhando peso ou se chorarem reduza o intervalo.

Se o filhote já nascer grande alimente-o pela primeira vez com 4 ml de líquido, vá aumentando 1 a 2 ml por vez até que ele esteja recebendo o equivalente ao seu peso de acordo com a tabela.Assim há uma adaptação da capacidade gástrica. Tenha em mente a proporção 1 ml para cada 30g de peso do filhote.

A maioria dos filhotes poderá passar para mamadeira depois que atingirem 360 gramas ou assim que ficarem fortes o bastante para recusarem a sonda.



Logo que for possível providencie para que os filhotes voltem para a mãe. Filhotes em aleitamento artificial exclusivo ganham peso mais lentamente do que se estivessem mamando na mãe.


Filhotes até a segunda semana de vida defecam e urinam somente por estímulo. A mãe lhes lambe o ventre e região genital. Na ausência dela eles deverão ser estimulados com algodão embebido em água morna toda vez que forem alimentados. Tenha cuidado para não friccionar demais pois a pele do filhote é muito sensível.
Aproveite para higienizá-los com paninho e água morna.


Antes de optar por um cão de raça pura considere suas características físicas, temperamento, necessidade de exercícios e aspectos ligados a saúde e cuidados. Um animal é e será sempre dependente. O convívio prazeroso entre vocês se condiciona a sua disposição em atender à demanda do cão.
Você sabia que um cão bem tratado pode ultrapassar 15 anos de vida?
Adotar é um compromisso de longo prazo, pense nisso!


Sirley Vieira Velho

Seja gentil, seja coerente e correto cite a fonte original sempre!



Referências

1-Phyllis A. Holst-Canine Reproduction: A Breeder's Guide-2nd Edition, Alpine Blue Ribbon Books, USA 2000
2-Chris Walkowicz, Bonnie Wilcox Successful Dog Breeding: The Complete Handbook - Howell Book House. Second Edition , New York,1994.
3- Myra Savant-Harris – Puppy Intensive Care, A Breeder's Guide to Care of Newborn Puppies- Dogwise Puublishing -2006

5 comentários:

  1. Muito obrigada por este artigo, foi de muita importância,vai ajudar muito na maternidade canina da minha faculdade.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bárbara,
    Fico feliz por saber que uma futura veterinária se interessa pela parte parte prática da criação de cães. São bem poucos os profissionais que dominam ou valorizam as informações contidas nessa postagem.
    Abraço e parabéns pelo desprendimento e espontâneidade.
    Sirley

    ResponderExcluir
  3. Quero parabenizar pelos videos postados sobre alimentação via sonda. Sou medico veterinario e criador de gatos da raça persa e exotico e faço uso deste recurso a mais de 17 anos, mas é dificilimo quem utiliza e sabe fazer a alimentação via sonda corretamente.
    Ao se postar em filme se coloca a pratica pra uso de mais e mais pessoas salvando-se assim mais e mais animais, parabens !!!!!!
    Miguel

    ResponderExcluir
  4. É REALMENTE MTO BOA MATÉRIA, E ESTOU COM DIFICULDADES PARA AMAMENTAR UM BB AQUI, VOU TENTAR FAZER O USO DA SONDA, OBRIGADA. RITA

    ResponderExcluir
  5. eu ja usei e salvei uma yorkshire micro que ela ficou para mim agora ela tem 1 ano e 7 meses marcia

    ResponderExcluir

Nossa política de moderação de comentários é bastante complexa e extensa. Pedimos paciência para a leitura porque é a partir dessas regras que interagimos com os leitores e editores do blog!
Regras

1- Trocaremos quaisquer ofensas e xingamentos em comentários por elogios ao nosso desprendimento em gastar tanto tempo para dividir com vocês o conteúdo aqui postado :)

FIM.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...